Por quase 10 anos eu e outros jovens da região de Campo Formoso praticamos espeleologia sob a bandeira do grupo CAACTUS, grupo que devemos muito da nossa formação.
O grupo CAACTUS é uma ONG direcionada a educação ambiental, a cultura e ao turismo. Dentro dessa ONG (como um sub grupo) é que está o Caactus Espeleo Club trabalhando na parte de espeleologia, mas, sem um regimento próprio e sem estatuto assim como também não está filiado a SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia).
Além disso, nos últimos anos, a maioria do pessoal que está praticando a espeleologia na região norte da Bahia, não estava filiado ao grupo e nem se identificava com muitos dos objetivos do grupo CAACTUS.
Sentimos a necessidade da criação de um grupo com foco na espeleologia, com estatuto próprio e que atenda todo o publico participante das expedições. Resolvemos criar esse novo grupo, com novos objetivos, sendo o principal deles: promover ações direcionadas as áreas cavernícolas do Estado da Bahia.
Fizemos algumas pré-reuniões e decidimos lançar um edital de convocação onde todos os interessados em espeleologia foram convocados a participar. A reunião foi marcada para o dia 31 de março de 2014. Nessa reunião discutimos e votamos os nomes do novo grupo e o foi escolhido o nome Grupo Azimute de Espeleologia, Azimute passa a ideia de norte, de ter um caminho a seguir.
Porém não ficamos satisfeitos com a sigla GAE. E um dos integrantes da reunião Gilmar d´Oliveira deu a sugestão de usar o termo sociedade ao invés de grupo. Uma homenagem justa aos primeiros grupos de espeleologia que trabalharam por essas bandas, tais como: Sociedade Espeleológica Excursionista(SEE) e SECAMPO (Sociedade Espeleológica Campo Formoso).
E todos concordaram com o nome SEA (Sociedade Espeleológica Azimute). Lemos, discutimos e aprovamos um estatuto e em seguida foi realizada a eleição e posse da diretoria e conselho fiscal que ficou assim:
DIRETORIA
Presidente: André Vieira de Araújo;
Vice Presidente: Altemar Serafim da Paz
Secretário Geral: Alexandre Ferreira dos Santos
Tesoureiro: Bruno João Torres Veras de Souza.
CONSELHO FISCAL
TITULAR
Josan Cláudio Gomes Dias
Edemir Barbosa dos Santos
Gilmar D’Oliveira
Suplentes:
Virgínio Bento Aguiar Neto
Ágata Correia de Souza.
A SEA está devidamente registrada com um total de 25 membros efetivos e está em processo de filiação a SBE.
Fotos da reunião de fundação.
Nossa logomarca.
Parabéns e sucesso nessa nova jornada! Desde já podem contar comigo, no caso de haver algo em que eu possa contribuir.
ResponderExcluirAbraços!