“Quando em um lugar escuro nos encontramos! um pouco mais de conhecimento ilumina nosso caminho” Yoda, Mestre Jedi.
É costume geral homenagear pessoas depois que elas morrem. Entretanto, é mais vantajoso prestar um reconhecimento em vida e poder ver a satisfação no rosto de quem consideramos que desempenha algum papel que ajude a tornar esse mundo melhor. E é nesse sentido que nós da Sociedade Espeleológica Azimute prestamos essa homenagem a Gedilson Andrade Alves – o nosso querido Jedi.
As cavernas são patrimônios da união, não pertencem a nenhum individuo. No entanto, é fundamental que as cavernas que recebam algum fluxo turístico tenham o seu guardião. Alguém que possa zelar, e orientar os frequentadores em uma visitação correta e segura. Nesse sentido Gedilson foi durante muito tempo o guardião da Gruta do Jerônimo, localizada no município de Uauá- Ba. E como um verdadeiro Jedi, durante todo esse tempo ele era o responsável por manter a paz, defender e proteger.
Entrada da Gruta do Jerônimo.
Jedi (pronuncia-se Jedai) são personagens da série Star Wars, que formam uma ordem de guardiões que além de combaterem criminosos espalhados pela galáxia, servem como mediadores, defensores e professores. Com sabres de luz aos seus lados e o poder da “Força” fluindo através deles, os Jedi cumprem suas obrigações na defesa da liberdade e da Justiça.
Gedilson mesmo sem saber segue o código dos Jedi:
- Jedi respeitam toda vida em qualquer forma; Quem conhece Gedilson sabe do amor que ele tem pela fauna e flora, é corriqueiro a visita de animais silvestres em seu rancho.
Alguns dos ilustres visitantes do rancho do Gedi.
- Jedi servem aos outros ao invés de chefia-los; Todas as vezes que visitamos a Gruta do Jerônimo para trabalhos espeleológicos fomos bem acolhidos por Gedilson e ficamos sensibilizados com sua humildade. A humildade juntamente com a disciplina são valores indispensáveis para um herói seja na ficção ou na realidade.
Recepção de Gedilson a um dos trabalhos da SEA em Uauá- BA.
- Jedi procuram aprimorar-se através de conhecimento e do treinamento; Outra característica de nosso homenageado que está alinhada com o código dos Jedi, é sua dedicação em aprender e praticar os temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade e espeleologia;
Por fim os Jedi da ficção são guiados pela “força” que podemos relacionar com a persistência e firmeza de caráter na vida real. E através das histórias que ouvimos do próprio Gedilson podemos constatar quantas vezes a força de vontade o ajudou a ganhar batalhas e livrar-se de perigos.
Quase toda criança já sonhou sendo um herói, mas não é preciso usar capas ou empunhar um sabre de luz para ser considerado um herói. Talvez você já tenha cruzado com alguma pessoa simples, com olhar sincero e grande coração que já tenha salvado vidas, ou realizado um ato de amor ao próximo. O tipo de pessoa que não precisa de aplauso para perpetrar o bem.
Parabém Gedilson, por fazer o que tem de fazer sem se preocupar com dinheiro ou glória, continue amando e protegendo nossas cavernas.
Gedilson prospectando a Gruta do Suspiro
Aproveitamos para externar nosso profundo lamento pela exoneração de Gedilson de guardião da Gruta do Jerônimo. Entendemos que com seu caráter ambientalista ele exerce um papel fundamental na proteção das grutas da localidade de Curumdundum na cidade de Uauá. Sabemos que pela sua personalidade e sensibilidade Gedilson continuará com o seu trabalho de guia que faz com o amor que tem pela Gruta do Jerônimo e pela satisfação de cuidar do belíssimo patrimônio natural de Uauá. Mas, acreditamos que é dever do poder público apoiar os representantes da comunidade que expressamente demonstram o respeito e vinculo com seu ambiente ancestral.
Todos nós da SEA agradecemos a Gedilson pelo carinho e o acolhimento que nos foi fornecido durante as expedições a Gruta do Jerônimo entre 2014 e 2015.
O ouro irrita a pele.
Aos que a fama bafeja
Embacia-se a vida.
Aos que a felicidade
É sol, virá a noite.
Mas ao que nada espera
Tudo que vem é grato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário