Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

PARNA BOQUEIRÃO DA ONÇA PARTE 1: A expedição Conceição

No ano de de 2007 tomei conhecimento do projeto Parque Nacional Boqueirão da Onça, projeto do governo de 2002, para proteger o coração da caatinga, a ideia era dar proteção integral a 900 mil hectares abrangendo os municípios de Campo Formoso, Umburanas, Sento  - Sé, Sobradinho e Juazeiro, a área cercada de serras, com fauna e flora diversificada, fica em uma região de difícil acesso, com terra pouco valorizada, poucas estradas e com poucos habitantes, perfeito para conservação. Ver mapa abaixo.

Foto gentilmente cedida por Rangel Carvalho.

Ao longo de seis anos, estamos vendo o governo sofrer pressões das mineradoras e das empresas de energia eólica para que o parque não saia integralmente. Atualmente, O ICMBio, negocia com o ministério das Minas e Energia e o governo da Bahia não fala mais em um grande parque. Os trabalhos preveem a criação de um mosaico de unidades de conservação com uma área de 117 mil ha como monumento natural, 420 mil ha como área de proteção ambiental (APA) e um pedaço de 317 mil ha para o parque nacional.

A importância de proteger essa área se dá pelo fato da caatinga ser o bioma mais vulnerável às mudanças climáticas. Na fauna, a região abriga uma grande população de onças pintadas, fato antes desconhecido na Caatinga, além de espécies quase extintas desse bioma, a exemplo da ararinha-azul-de-Lear, o tatu-bola, porco do mato-queixada e  o tamanduá-bandeira. Ainda na área do Parque está a Toca da Boa Vista, maior caverna da America Latina, cuja a proposta atual é que se torne um monumento nacional. Fonte : http://comitecaatingape.blogspot.com.br/2011/07/boqueirao-da-onca-o-parque-que-virou.html.

Em novembro de 2007, no feriado do dia de finados recebi o convite do grande amigo Josan Cláudio, do grupo Giramundo Pesca e Rallye, e que também faz parte do grupo CAACTUS, para fazer a primeira expedição na área do parque, iriamos conhecer a parte do Parque na divisa entre Campo Formoso e Sento - Sé.

Os integrantes da expedição Conceição: Josan Cláudio, Eric Godoy, André Vieira e Bruno Torres; ao fundo a Toyota Bandeirante de Josan, (também chamada de Bob esponja), em seus últimos ajustes antes da viagem!

A primeira parada da expedição foi na localidade de Lagoa Branca, Campo Formoso - Ba, subimos o cruzeiro e tive a oportunidade de ver o Rio Salitre, desde então, ao menos 3 vezes no ano passo por lá para expedições na Toca da Barriguda e nunca mais vi água,  apenas o leito vazio. Esse rio que nasce no município de Morro do Chapéu - Ba deságua no Rio São Franscisco, em Campos dos Cavalos município de Juazeiro - Ba, está tecnicamente morto devido a  35 barramentos sem nenhum critério técnico e hidrológico em seu pequeno curso de 333,24 Km, além de captação de suas águas para irrigação sem nenhum controle e  mineração em seu leito

O Rio Salitre passando pelo Povoado de Lagoa Branca, na primeira foto visto de cima da serra chamada de Cruzeiro da Lagoa Branca, a segunda foto visto da janela do bob esponja (carro).

Seguindo da Lagoa Branca fomos em direção ao povoado de Laje dos Negros, paramos em uma localidade chamada casa dos Ferreira, pra fazer uma pequena prospecção no maciço calcário que tá na entrada da localidade, visitamos alguns abrigos, muitos deles com abelhas na entrada, mas nenhum tinha potencial para uma boa caverna.

A esquerda a vila conhecida como casa nova dos Ferreira e a direita o paredão calcário que é avistado logo na entrada da vila, é nessa localidade que se encontra uma importante caverna chamada Toca dos morrinhos.

Seguimos pra Laje, depois Gameleira do Dida, subimos a serra do cambão em direção aos tabuleiros

Foto da serra dos tabuleiros, um campo de altitude na divisa entre Campo Formoso e Sento - Sé.Aqui já estamos na área proposta para o Parque Nacional Boqueirão da Onça.

Essa vegetação arbustiva encontrada nos tabuleiros é uma planta chamada Microlícia  um gênero da família Melastomatácea, que é característicos de campo rupestre, e campo de altitude.

A primeira localidade de Sento Sé que encontramos depois do sobe e desce de serra após os tabuleiros, foi a localidade conhecida como Riacho de Santo Antonio, o sol estava se pondo quando chegamos na casa do seu Eliseu Ribeiro, ele acabara de conhecer a gente, e muito hospitaleiro e gentil, nos ofereceu pousada e café da manhã, ao invés de dormir dentro de casa Josan teve a brilhante ideia de colocar os sacos de dormir na calçada das casas pra admirar o céu do sertão, que sorte a nossa que escutamos o sábio Josan, não só dava pra visualizar um número incrível de constelações como é tipico das noites sem iluminação do sertão, como também por volta das 22 h presenciamos uma impressionante chuva de meteoritos que durou mais de 3 minutos , uma das coisas mais emocionantes que contemplei na natureza.

Essas são as casas da família do seu Eliseu Ribeiro( centro da foto de camisa azul sentado na cadeira).

Registramos aqui um exemplar do pássaro conhecido como Alma -de -gato (Piaya cayana) é um pássaro da família dos cucos, que tem uma cauda excepcionalmente grande que o torna inconfundível, O seu nome popular se deve ao fato de que mesmo com esse tamanho consegue se deslocar silenciosamente na mata aparecendo misteriosamente como uma alma e seu canto se assemelha a um gemido de gato.

As 10 da manhã do dia 03 de novembro chegamos ao nosso objetivo, a serra que abriga a cachoeira da conceição, a cachoeira é enorme, mas tava com pouca água.

Na primeira foto, visão do alto da serra onde está a cachoeira da conceição em Sento - Sé - BA, abaixo a cachoeira que atinge cerca de 60 metros, mas que no dia estava com pouco volume d água.

Depois de cumprir a missão de conhecer a Conceição voltamos, mas antes colhemos informações sobre pinturas rupestres que teriam no Riacho, chegamos no local das pinturas, um abrigo nas margens de um leito de rio que está seco. Enquanto fotografávamos as pinturas o Bruno ficou procurando diamante no leito seco do rio, ele me chamou pra mostrar um cristal que encontrou e foi quando me deparei com algo incrível, gravuras rupestres talhadas no leito do rio, algumas das gravuras coincidiam com as pinturas do abrigo, aquela descoberta foi fascinante, o senhor que nos acompanhava e que mostrou onde estavam as pinturas nunca tinha reparado naquelas inscrições e até hoje, ainda não tem nenhum estudo ou publicação oficial sobre elas.

Leito seco de um rio, na localidade de Riacho de Santo Antônio, Sento Sé - Ba. Na margem um abrigo contém dezenas de pinturas rupestres. Foto: Arquivo CAACTUS.

Algumas das pinturas rupestres encontradas no Riacho, a maioria das pinturas era com traços no interior de um circulo. Algumas lembram uma estrela de 5 pontas outras lembram o desenho de um sol com raios luminosos, o que alguns arqueólogos chamam de tradição astronômica.

Algumas das gravuras esculpidas no leito do rio, elas parecem repetir os mesmos motivos das pinturas na parede, seguindo a tradição astronômica.  As fotos estão muito ruins, o que é um bom motivo para voltarmos lá em uma próxima expedição para fotografa las com qualidade. Fotos: Arquivo CAACTUS.

Voltamos pra Campo Formoso e fomos acampar na Mata Roçada, que fica em uma serra próxima a Gameleira do Dida, quando estávamos levantando acampamento aparece Seu Dário, um dos moradores da Mata roçada, ele perguntou o que estávamos procurando, e Josan que já o conhecia disse, que procurávamos por pinturas rupestres, ele respondeu dizendo que conhecia umas na Mata Roçada, então vamos lá vê essas pinturas antes de ir pra casa.

Levantando acampamento pra ir ver as pinturas da Mata Roçada.

Algumas das pinturas da Mata Roçada, algumas pinturas tinhas as mesmas características astronômicas das vistas em Riacho, Sento - Sé, mas também aqui tinha mãos, representações de animais, e muitos antropomorfos.

Quando já estávamos todos encantados com as pinturas da Mata Roçada, Seu Dário, nos avisa que ainda tem mais painéis, um pouco mais a frente tem pinturas maiores disse ele, fomos lá conferir e qual não foi nosso espanto ao ver pinturas antropomorfas de tamanho quase real de um vermelho sangue vivo e assustadoramente mostrando o que nos pareceu humanos sendo torturados.

As pinturas desse painel da Mata Roçada são pintadas por cima de outras, o que pode sugerir, que sejam de grupos diferentes, o vermelho é intenso o tamanho  de algumas  passa de 1 m representando humanos com a cabeça cortada, e pingando liquido do falo, outas apresentam o antropomorfo de cabeça para baixo e com os braços esticados e pernas cortadas. Em outras palavras IMPRESSIONANTES.

Essas pinturas foram estudadas por Gilmar D´Oliveira em sua monografia para conclusão de curso de Ciências biológicas pela UNEB campus VII. Segundo Gilmar as pinturas se assemelham a Tradição São Francisco que é mais antiga e ele não vê elementos da tradição astronômica nas pinturas da Mata Roçada; E os corpos mutilados estariam relacionados com a tradição Agreste, mas é necessário estudos mais aprofundados para comprovação dessa relação;
O antropomorfo vermelho que parece está com a cabeça cortada segundo Gilmar D´Oliveira pode está relacionado a um ritual indígena em que índios se vestem com fantasia em que parecem estar sem cabeça.