Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014



O ano que se encerra é mais que simbólico, foi o ano de fundação da Sociedade Espeleológica Azimute.


Vamos então através dessa postagem sintetizar as conquistas, os momentos que nos tiraram o fôlego e nos sentir gratos por cada um desses momentos que vamos agora relembrar. 

A brincadeira será contar as histórias através de fotos de momentos pós exploratórios, das resenhas que não foram publicadas.



Madrugada a dentro e todo o esforço pra desatolar o carro de Paulo barriga, assim terminou uma das melhores expedições do ano. A expedição discos voadores em meados de janeiro. Foi a expedição que firmou Kupi e Ney como membros do grupo. E também a estreia de Ágata Correia.


Com esse ar de destruídos todos esperam pela janta da meia noite após passar mais de dez horas dentro da Toca da Barriguda, nessa expedição épica onde conhecemos o grandioso salão mirim e atravessamos a quase intransponível rede geleia. 

Essa aventura foi marcada pelo bordão incansável " e aí legal" do amigo João Brexó e foi a primeira expedição de Mateus Henrique e Agrícia Nielle.




Em maio de 2014 nossa expedição foi em Mirangaba- BA. Foram duas cavernas e um acampamento na cachoeira do Campo do Meio. Descobrimos o misterioso salão do cubo e nos encantamos com a charmosa gruta do Santo Antônio. 
A empinada de Luiz Felipe e o banheiro de luxo foram as principais resenhas do pós exploratório. Nessa excursão Josan, Ronald e Virgínio retornam com todo o entusiasmo para o grupo. E foi também a primeira expedição de Cláudia Torres.



12 de julho de 2014, a seleção brasileira de futebol disputava o 3º lugar da copa do mundo contra a seleção holandesa. E nós inaugurávamos nossos novos uniformes (laranja como os da seleção da holanda). A expedição Toca da Pedra, foi a primeira expedição de mapeamento do ano. 
O primeiro passo nessa área cárstica promissora da região de Araras - Campo Formoso. Essa foi a primeira experiencia de Jéssica Dias com o grupo Azimute.




No Inicio de agosto recebemos nossos amigos da UFBA e fizemos uma louca aventura até o salão caatinga na Toca da Barriguda. Nessa expedição resgatamos a escada imprestável e batizamos muitos integrantes o seu primeiro rapel. Essa foi a estreia de Cristiane Chaiane no Azimute.



Ainda em agosto tentamos mais uma vez a travessia do convento e embora tenha sido uma aventura e tanto com direito a hipotermia e exaustão física, ainda não foi dessa vez, que conseguimos a travessia completa. Como resenha não poderíamos deixar de lembrar o quase afogamento de Dagoberto e a celebre frase de kupi: " te conheço de onde?" também é digno de nota as mochilas impermeáveis que encharcaram.




Uma expedição finalizada com um agradável pós exploratório em um  balneário. A expedição peguenta em setembro foi a segunda de mapeamento do ano, descoberta de uma nova área para mapeamento com incríveis pinturas rupestres.




Finalizamos a expedição de outubro procurando vestígios do maior meteorito já encontrado no Brasil, o Bendegó. Com luau sob o comando de Gilberto Reis no violão, um mirante com uma vista de tirar o folego e duas cavernas sensacionais a expedição Uauá sem duvidas é candidata a melhor do ano.



A expedição Uauá marcou também o retorno de Diego Palmeira. 



Na última expedição do ano, colocamos a prova nossos macacões, foram 3 cavernas com muito rastejo e incríveis descobertas.




A expedição acabou em pizza após o inusitado caso da chave perdida de Ney. 



  As fotos oficiais das 9 expedições do ano de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário