Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015


Em nossas vidas há sempre grandes marcos, momentos importantes dos quais nos recordamos por muito, muito tempo. 2015 foi um deles. Quando em Janeiro participamos do 2 ENE (Encontro nordestino de Espeleologia) realizado em Sergipe, senti que estávamos diante de um momento histórico que mudaria nossas vidas para sempre. Ali estavam reunidas as mentes brilhantes que pensam e fazem espeleologia. Debatendo a criação de uma nova entidade que veio a se chamar CAVERNNE - Cooperação Amigos Voluntários da Espeleologia na Região Nordeste.



Apresentação da SEA no 2º ENE.


Depois tivemos uma sequencia incrível de grandes acontecimentos que incluem desde a gravação de um programa pra rede globo até a expedição de aniversário na espetacular Gruta dos Brejões. Se o primeiro semestre foi alucinante, o que se passou no segundo semestre, podemos associar a vida de um soldado de guerra, que consiste de longos períodos de tédio e breves períodos de terror.



Assim como em 2014, vamos contar a retrospectiva do ano através de fotos que não foram publicadas, de preferencias em momentos constrangedores de pós-exploratórios.
A cavernada de Janeiro foi na Toca do Vicente. A primeira expedição de Sivonaldo, que por sinal, foi o destaque dessa expedição por salvar o grupo de um ataque de abelhas. Todos estavam encurralados dentro da Toca do Vicente com as abelhas enfurecidas fechando a entrada da gruta e antes que o desespero tomasse conta do grupo, Sivonaldo resolveu que iria sair correndo servindo de isca e ao atrair as abelhas para longe liberar o caminho para os outros saírem em segurança. Sivonaldo mito ou louco? foi a tônica dessa expedição.

 Foto oficial da expedição a Toca do Vicente em  Jan/2015. Ney Lima, Claudia Torres, Jorgean Silva, Paulo Barriga, Filipe Kupi, Altemar Serafim e Cláudia II. Agachado o mito ou louco Sivonaldo.


Fevereiro, cumprindo nosso cronograma de expedições, trabalhamos no mapeamento da Toca do Calor de Cima. Foi à primeira expedição de Thais Cursino como parte da SEA, e os destaques foram: Jorgean que descobriu ter levado um roteador ao invés do lanche, e uma agradável chuva pós-exploratório.

Se Sivonaldo foi o destaque de Janeiro, em Fevereiro Jorginho ainda ostentando uma cabeleira black, foi o responsável pelo momento mais hilário da expedição, quando batizamos o salão Wi-Fi em sua homenagem.

A expedição oficial de Março foi a busca pela lapa do furo do salitre na região de Brejão da Caatinga. Infelizmente não encontramos a caverna. Mas foi uma divertida exploração nas centenas de pequenos abrigos dessa área cárstica.

A curiosidade da expedição de março foi o misterioso desaparecimento da tampa da câmera fotográfica. A tampa caiu em uma área de 5 m quadrado, e uma duzia de pessoas procurando por mais de uma hora entre os folhiços não foi o suficiente pra encontra-la.

Final de março também foi marcado por nossa apresentação no programa Aprovado da Rede Bahia de Televisão; E comemoração do aniversário de 1 ano de fundação no dia 31/03.


No começo de Abril tivemos uma excursão relâmpago para o salão Caatinga, cabe nota dessa excursão a queda de Jessica no Rappel de 10 m que a deixou uns dois meses de molho.

Abril, comemoramos nosso aniversário de um ano em grande estilo, visitando a espetacular Gruta dos Brejões e a fascinante Toca dos Ossos.

Acampamento no vilarejo da Gruta dos Brejões. Nosso uniforme comemorativo de 1 ano, Gilberto tocando os clássicos e romance ao fundo. 
O sumiço preocupante de Thais e Lucas (zeroum), dentro da Gruta dos Brejões foi um grande aprendizado sobre segurança e controle mental nas expedições. .

Maio de 2015 foi mais uma expedição de topografia. Continuar os trabalhos de mapeamento na sempre surpreendente Toca do Matias. 
As resenhas da expedição foram:  a descoberta do salão Fernando de Noronha, nome criativo em homenagem ao simulacro do grupo. E o apelido que Diego ganhou de Cachorro louco por parecer com o ator do filme ONG -BAK usando esse apetrecho na cabeça.


Havia uma grande expectativa para a expedição de Junho, seria a expedição em que passaríamos mais tempo dentro de uma caverna pra chegar ao distante salão baita na Toca da Barriguda, avisamos que essa era apenas para os fortes.

Esses três indivíduos foram o destaque da expedição baita. os três amarelaram, pediram arrego. Foram tomados por um medo sem razão. Pediram pra sair e ainda por cima se perderam.  Com vocês os carauras do ano: Ney, Sivonaldo e Anderson ( Andinho). 


A partir do segundo semestre ficou cada vez mais difícil juntar o pessoal pra fazer uma expedição. Mudamos muito nosso cronograma planejado e as expedições eram minguadas. 

Julho, junto com dois novos participantes, o João do Alagadiço e o Leandro (Espeto) fomos conhecer a interessante Toca do Teodoro, com muito potencial. Também fizemos prospecções em cavernas na área da Peguenta.

O prenúncio que a bruxa estava solta no segundo semestre. Na expedição de Julho zeroum conseguiu furar o pneu 3 vezes no mesmo dia. 


Agosto, tivemos uma grande aventura em mais uma tentativa de travessia completa da Lapa do Convento. Foi a caverna com maior quantidade de lama que já enfrentamos. Alexandre pagou todos os seus pecados fazendo uma verdadeira peregrinação sem sapato. E infelizmente essa foi a última expedição que Kupi participou.

A crônica dessa épica aventura ainda não foi contada. Foi um dos momentos marcantes de 2015. Me arrisco a dizer que foi a melhor do ano. 

Setembro, depois de muitas mudanças na programação tivemos como única expedição a participação no evento Espeleoamigos na cidade de Paripiranga- BA. Fortalecemos os laços de amizades e conhecemos cavernas bacana com destaque para a Gruta do Bom Pastor.
 Em Paripiranga ficamos alojados no Palácio. Um cordialidade do Amigo Fernando Andrade. O único lamento é ter ido tão poucas pessoas para um evento tão importante.

Outubro foi um mês turbulento para a SEA, muitas tentativas infrutíferas para uma reunião com a finalidade de reorganizar o grupo que estava cada vez mais disperso. Não fizemos nenhuma expedição oficial. No entanto, aconteceram alguns pequenos eventos importantes com participação do grupo.

Logo na primeira semana foi realizado um evento com o grupo de desbravadores da cidade de Juazeiro - BA. O evento teve boa repercussão na mídia. Mais uma vez lamentamos a baixa participação da turma. E no final do mês fizemos duas expedições com o professor e Paleontólogo Mário Dantas. Outras duas expedições com pequena adesão do grupo. E por fim, não podemos deixar de registrar pra nossa imensa tristeza que foi também em outubro que perdemos nosso grande amigo Filipe Kupi, que foi tragicamente atropelado e impedido de compartilhar conosco sua paixão pela espeleologia.

Altemar, Ney, Paulo, Jorgean e Andinho. Organizadores da Expedição com os desbravadores. 


Expedições Paleontológicas com Mário Dantas. Foto superior; Toca do Clóvis em Campo Formoso, e inferior na gruta do Jeronimo com o guia Gedilson em Uauá - Ba.

Pra relembrar como a bruxa estava solta em Outubro. Na expedição pra Toca do Clóvis perdemos o equipamento de Topografia estimado em 2 mil reais. Na expedição para Uauá. Mário bateu o carro em um poste e o meu ficou no prego no meio do nada. Ficamos até altas horas da madrugada esperando pra conseguir uma carona e depois guinchar o carro. 

Finalizamos nosso calendário de 2015 em Novembro com uma expedição em homenagem a Kupi. A Primeira Expedição Kupi, foi para a Toca da Boa Vista. E conseguimos retomar o animo para as grandes expedições e a expectativa é que o ano de 2016 seja de cavernadas históricas.

Finalizando a Expedição Kupi. Um brinde aos novos dias que virão. Aos novos membros que chegam, a renovação do nosso espirito espeleológico. 


Expedições oficiais de 2015. 


Algumas estatísticas de 2015. Foram 18 cavernas visitadas, e mais de 43 pessoas que participaram diretamente das expedições. 


Esse é a prévia do cronograma de 2016. Junte - se a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário