Páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017


2017 foi um ano de renovação para o grupo. O time SEA está de cara nova, com uma nova logomarca, explorando novas áreas e com novas parcerias.





O Grupo: Alguns que chegaram em 2016 se consolidaram, e sangue novo em 2017 são a promessa de que a luz da espeleo vai continuar acesa por mais alguns anos no sertão baiano.




A área de Atuação: Em 2017  saímos um pouco do nosso quintal ( Campo Formoso) e avançamos  para o centro da Bahia, alcançando áreas com enorme potencial espeleológico e ao mesmo tempo carente de pesquisas espeleológicas. Sento Sé, Umburana, Várzea Nova, Morro do Chapéu, Andaraí e Nova Redenção foram algumas das cidades que visitamos em 2017.



As parcerias: Temos muito a agradecer as parcerias firmadas com seu Tetê da Gruta da Marota, Dona Mariluze do Amaral do Brejo da brásida,  Seu Didi e Dona Maren em Nova Redenção; O George da Tabua que mais de uma vez nos acolheu em sua propriedade. 









Começamos o ano com duas expedições paleo/espeleológicas em janeiro para a Gruta da Marota, em um trabalho  com o Professor Mário Dantas da UFBA. Em fevereiro nossa expedição de carnaval foi na Gruta dos Prazeres e no Brejo da Brásida com inesquecível banho com jacarés.




Março fomos para Mirangaba conhecer Dom Jorge e as cavernas da região, contamos com a participação de Gustavo e o grupo GEMA da UNIVASF que fizeram registro da área com o auxilio de um drone. Em Abril fizemos duas expedições para Gruta da Lapinha em Nova Redenção, na primeira visita foi possível aproveitar o belíssimo festival da canção da cidade. No segundo momento fizemos o trabalho paleontológico junto com o Professor Estevan( UNIVASF).



Maio fizemos uma prospecção na área cárstica da Tiquara, finalmente descemos o abismo da Clóvis II que pra nossa tristeza revelou-se pequena. Em junho a importante participação no CBE.




O Mês de Julho não fizemos nenhuma atividade espeleológica. Retornamos com as expedições em agosto, quando exploramos a área da Tabua em Várzea Nova, uma boa aventura na Toca da Jurema e fizemos importantes descobertas na Toca do Carlito, incluindo uma espécie de camarão exclusivo de água subterrânea. No feriado do dia 7 de  setembro, fizemos a expedição de independência, uma expedição com poucos participantes mas bem interessante com descobertas de novos salões na sempre surpreendente Toca do Matias.


Outubro fizemos duas viagens à cidade de Morro do Chapéu, na primeira visitamos as imponentes dolinas, e na segunda fomos convidados a ministrar um curso de topografia de cavernas no Workshop de águas subterrâneas. Ainda em outubro numa parceria SEA/UNIVASF e a Fundação Museu do Homem Americano visitamos uma importante caverna: o Sumidouro do Sansão na Serra da Capivara - Piauí. 


Em Novembro fizemos a última expedição oficial de 2017, que incluiu uma relaxante visita a Dolina do Poço Verde na cidade de Ourolândia- BA.



2017 também foi o ano em que as crônicas contando nossas desventuras e aventuras pelo subterrâneo ganharam novos autores. Pensando nisso retirei aqui das estatísticas do blog as crônicas mais visualizadas em 2017.


Pra finalizar, temos a lista de todos que participaram das expedições SEA 2017 e o desejo para que em 2018 tenha novos participantes e que os antigos participem  em mais e mais expedições. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário